fbpx
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

migração na nuvem-Global Solutions
23 ago 2019

5 passos para superar os desafios da migração na nuvem

//
Comments0
/
5 passos para superar os desafios da migração na nuvem

Os desafios da migração de nuvens continuam atormentando as empresas, apesar do fato de que a nuvem em si já existe há quase 20 anos.

Muitas empresas ainda não perceberam a promessa completa de um ambiente de dados federado, distribuído e abstrato, porque as migrações ainda são muitas vezes difíceis.

É claro que ninguém embarca em uma migração de nuvem esperando falhar. O problema básico é que poucas pessoas entendem as nuanças de um projeto tão complexo, particularmente no que se refere a processos e operações em andamento.

Desafios inesperados são a ruína de qualquer grande empreendimento, e as migrações de nuvem estão cheias de desafios inesperados.

Migração e desempenho da nuvem

Laurence Guihard-Joly, gerente geral da migração de nuvens da Global Cloud Migration Factory, aponta que as migrações de nuvem exigem um planejamento estratégico cuidadoso, com uma “abordagem multifacetada” que leva tempo para acertar.

Tome o desempenho do aplicativo como um exemplo importante. Colocar mal os aplicativos no ambiente de nuvem incorreto ou colocá-los na nuvem quando eles pertencem ao local resulta em recursos super provisionados ou insuficientemente provisionados, o que pode diminuir o desempenho do aplicativo ou aumentar os custos.

Além disso, um entendimento insuficiente das dependências de carga de trabalho pode introduzir problemas de desempenho, bem como riscos de segurança.

A chamada abordagem de “levantar e deslocar”, na qual um aplicativo é movido como está de um ambiente tradicional para a nuvem sem qualquer reprojeto, pode funcionar para aplicativos simples, como sugere a TechTarget. No entanto, aplicativos mais complexos e com uso intensivo de recursos, como aqueles que usam big data ou renderização de imagens, podem precisar de uma revisão antes de serem migrados.

Não alinhar os requisitos de carga de trabalho com a arquitetura de nuvem adequada pode causar estragos em toda a estratégia de nuvem. Na maioria dos casos, isso leva à reversão da infraestrutura tradicional, que custa tempo e dinheiro e pode prejudicar o desempenho, a confiabilidade, a capacidade de gerenciamento e a confiança geral na nuvem pela força de trabalho do conhecimento.

Os desafios da migração de nuvens continuam atormentando as empresas, apesar do fato de que a nuvem em si já existe há quase 20 anos.

5 chaves para o sucesso

Antes de embarcar no processo de migração na nuvem, ajuda a entender claramente o que está envolvido. Aqui estão cinco elementos-chave identificados pela IBM para uma migração bem-sucedida da nuvem:

  1. Desenvolva uma estratégia. Isso deve ser feito cedo e de uma maneira que priorize os objetivos de negócios em relação à tecnologia. Isso também deve incluir um regime de análise que reúna informações em um formato consistente.
  2. Identifique os aplicativos certos. Nem todos os aplicativos são compatíveis com nuvem. Alguns se saem melhor em nuvens privadas ou híbridas do que em público. Alguns podem precisar apenas de pequenos ajustes, enquanto outros podem precisar de alterações detalhadas no código. Uma análise completa da arquitetura, complexidade e implementação é mais fácil de fazer antes da migração do que depois.
  3. Desenvolva as habilidades e recursos certos. Escolher um provedor de serviços que não tenha o conhecimento e a tecnologia adequados é uma receita para o desastre. Um provedor deve ser capaz de abrir sistemas estabelecidos para novos canais usando microsserviços e novas APIs que promovem o desenvolvimento baseado em plataforma.
  4. Manter a integridade dos dados e a continuidade operacional. O gerenciamento de riscos é crítico e os dados confidenciais podem ser expostos durante uma migração. A validação pós-migração dos processos de negócios é crucial para garantir que os controles automatizados estejam produzindo os mesmos resultados sem interromper as operações normais.
  5. Adote uma abordagem de ponta a ponta. Os provedores de serviços devem ter uma metodologia robusta e comprovada para abordar todos os aspectos do processo de migração. Isso deve incluir a estrutura para gerenciar transações complexas em uma base consistente e em escala global. Certifique-se de acoplar tudo isso no acordo de nível de serviço com marcos acordados para o progresso e os resultados.

Não importa o quanto você esteja preparado, haverá inevitavelmente surpresas durante a migração. É por isso que dois de seus ativos mais importantes serão a inovação e a solução criativa de problemas. Ao mesmo tempo, ajuda ter um parceiro de tecnologia com vasta experiência em relação aos desafios atuais da migração em nuvem. As chances são de que o problema imprevisto que você enfrenta já tenha sido gerenciado com sucesso por outra pessoa.

Mesmo as empresas mais bem preparadas ocasionalmente enfrentam seus próprios desafios de migração de nuvem.

Leave a Reply