Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

26 out 2012

Serviço falha ao iniciar WebSphere Portal v7 – EJPFD0016E: Initialization of service failed

/
Postado por
/
Comments1

A cada dia que passa, me impressiono com alguns bugs existentes no Fixpack2 do WebSphere Portal Server v7. O último deles foi uma surpresa ao adicionar um novo servidor (migrado) como membro de um cluster.
Todo o processo para adicionar o novo membro ao cluster vertical ocorreu sem nenhum problema. Porém, após subir o novo servidor e tentar acessar a URL, a seguinte mensagem de erro foi exibida no browser.
Error 404: javax.servlet.UnavailableException: Initialization of one or more services failed.
Ao verificar o log, o único erro encontrado, era referente a um serviço que falhou no momento da inicialização do WebSphere Portal.

0000001b Servlet E com.ibm.wps.engine.Servlet init EJPFD0016E: Initialization of service failed.
java.lang.ClassNotFoundException: com.ibm.wps.devicesupport.PortalDeviceClassBootstrapService
at java.lang.Class.forNameImpl(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:139)
at com.ibm.wps.services.ServiceManager.initInternal(ServiceManager.java:260)
at com.ibm.wps.services.ServiceManager.init(ServiceManager.java:173)

Este tipo de problema ocorre quando uma profile nova é criada em um servidor IBM WebSphere Portal v7 e logo após a criação da profile, é feito um upgrade para o fixpack2. Foi exatamente isso que ocorreu no meu caso. Por já possuir um backup do WebSphere Portal v7 sem profile, criei a profile e logo após instalei o fixpack2.
Normalmente este tipo de ação é executada quando se necessita adicionar novos servidores ao cluster vertical sendo necessário criar uma profile nova utilizando o modelo (CAR) previamente criado da profile principal.
De acordo com o documento de referência 1586922 a falha ocorre devido a um defeito que impede  que o “’com.ibm.wps.devicesupport.PortalDeviceClassBootstrapService‘” seja corretamente registrado.

Corringido o problema

1 – Fazer o download do interim fix: 7.0.0.2-WP-IFPM56244

2 – Instalar o PM56244.jar utilizando o WP-UpdateInstaller v7.
3 – Executar o comando ./ConfigEngine.sh -uninstall -offeringList PortalServer -unregisterOnly
3 – Executar o comando  ./ConfigEngine.sh -install -offeringRoot /opt/IBM/WebSphere/PortalServer -installPath /opt/IBM/WebSphere/PortalServer -expandBinaries false
4 – Verificar se o diretório PortalServer/shared possui direito de escrita. Caso contrário conceder acesso de escrita ao diretório: chmod -R 755 /opt/IBM/WebSphere/PortalServer/shared
5 – Executar o comando ./ConfigEngine.sh gather-shared-objects
6 – Inicie o WebSphere Portal server.

1 Response

Deixe um comentário