fbpx
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

DevOps - 4 definições que todo o administrador deve entender

DevOps
14 ago 2019

DevOps – 4 definições que todo o administrador deve entender

//
Comments0
/

DevOps. 4 definições que todo o administrador deve entender

Do ponto de vista da engenharia de software, a maioria das técnicas de DevOps acontece no nível profissional, mas a verdadeira adoção do DevOps vai além do desenvolvimento e das operações isoladas.

DevOps requer mudanças fundamentais na cultura de uma organização. Para ter sucesso, todos os interessados ​​devem entender os fundamentos. Para ajudar a explicar, aqui estão quatro definições de DevOps que os gerentes e administradores devem entender:

1. Melhoria contínua

A adoção de práticas recomendadas deve ser mais do que um evento único. As organizações devem ter processos incorporados que identifiquem áreas que podem ser melhoradas. Algumas empresas realizam isso por meio de equipes dedicadas de melhoria de processos. Outros permitem que as equipes que adotam os processos se auto-avaliem e determinem seus próprios caminhos de melhoria de processos. Independentemente do método, o objetivo é a melhoria contínua.

2. Integração Contínua

A integração contínua agrega um enorme valor ao DevOps, permitindo que grandes equipes de desenvolvedores trabalhando em componentes de várias tecnologias em vários locais forneçam software de maneira ágil. Ele também garante que o trabalho de cada equipe seja continuamente integrado ao de outras equipes de desenvolvimento e validado. A integração contínua reduz o risco e identifica os problemas mais cedo no ciclo de vida do desenvolvimento de software.

3. Entrega contínua

A entrega contínua é o processo de automatizar a implantação de software em ambientes de teste, teste de sistema, preparação e produção. Embora algumas organizações parem antes da produção, as que adotam DevOps geralmente usam o mesmo processo automatizado em todos os ambientes para melhorar a eficiência e reduzir o risco introduzido por processos inconsistentes. Adotar a entrega contínua é o componente mais crítico da adoção do DevOps.

4. Teste contínuo

As organizações devem adotar processos em três áreas principais para permitir testes contínuos: provisionamento do ambiente de teste, gerenciamento de dados de teste e integração de teste.

Cada organização deve determinar quais processos adotar para cada área. Esses processos podem até variar com cada projeto, com base nas necessidades de testes individuais e nos requisitos dos contratos de serviço. Os aplicativos voltados para o cliente podem precisar de mais testes de segurança do que os aplicativos internos, por exemplo.

O provisionamento do ambiente de teste e o gerenciamento de dados de teste são desafios mais importantes para projetos que usam metodologias ágeis e praticam integração contínua do que para projetos que usam a metodologia em cascata. Da mesma forma, os requisitos de teste de desempenho e função para aplicativos complexos com componentes que têm ciclos de entrega diferentes são diferentes se forem para aplicativos da Web simples e monolíticos.

O ponto chave é estabelecer processos para testar continuamente o código à medida que ele é criado. Isso ajuda a possibilitar práticas como a entrega contínua.

Um entendimento básico de cada uma dessas técnicas é um conhecimento essencial para os gerentes que desejam adotar uma abordagem de DevOps.

Leave a Reply