+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

Como superar os medos de migrar para nuvem

8 out 2018

Como superar os medos de migrar para nuvem

//
Comments0
/

Medo do desconhecido: O que é computação em nuvem? É apenas um espaço para armazenar arquivos de música?

Se você perguntasse a uma sala cheia de dez especialistas em TI, você teria dez respostas diferentes. Além disso, se você procurar na internet, você poderá encontrar respostas, mas várias delas podem estar erradas.

Nuvem é um conceito que está evoluindo rapidamente, e por trás desse conceito estão rígidos centros de dados que seguem as melhores práticas para segurança e conformidade regulamentar. Ambas as máquinas compartilhadas e dedicadas estão disponíveis para serem supridas a qualquer momento. Você decide onde seus dados residem, como é protegido e como é acessado.

Como energia elétrica, a nuvem fornece o acesso para avaliar o poder sobre a demanda. Ao contrário de energia elétrica, a fonte pode ser especificada para baixo da máquina física exata dedicada à execução de suas cargas de trabalho.

Medo de perder o controle: As pessoas pensam que usando a nuvem significa perder o controle de suas aplicações e dados.

Quem é responsável se algo der errado? Bancos podem ser roubados, mas as leis, políticas e práticas evoluíram para tornar os bancos uma escolha segura para guardar dinheiro. É exatamente assim com a nuvem.

Hoje, você pode escolher o centro que irá hospedar seus dados. Você pode manter seus dados dentro das fronteiras nacionais. Você pode criptografar os dados em trânsito e em repouso. Você pode monitorar seus servidores pelo seu computador ou dispositivo móvel. Você pode ter certeza que as melhores práticas de regulação e de segurança estão sendo seguidas.

Trabalhando com um parceiro como a IBM, que acaba de investir $ 1.2B dólares para construir mais 15 estados de centros de dados, elevando o total mundial à 40, que oferece tanto ou mais controle e segurança do que construindo um centro de dados por você mesmo.

Medo de ser violado: Quem pode ver meus dados se ele é armazenado na nuvem? Pesquisas recentes sobre a coleta de dados da NSA têm elevado essa preocupação. Grande parte desta discussão, no entanto, foi centrada em metadados de telefone e e-mail, não arquivo ou conteúdo de banco de dados. Além disso, um efeito colateral desse episódio foi que os provedores de hospedagem em nuvem aumentaram os esforços para garantir a segurança dos dados. Afinal, a computação em nuvem é uma área de crescimento e a falta de segurança é ruim para os negócios.

Assim como nenhum cofre, seja em sua casa ou em um banco, é 100% seguro, nenhum servidor é, seja em seu data center ou na nuvem. Dito isto, é um bom argumento de que a opção mais segura seja um servidor hospedado por um provedor confiável em um centro de dados rígido. A opção mais segura pode ser encontrada na nuvem.

Medo de se tornar obsoleto: Cavalos renderam-se aos carros, máquinas de escrever aos processadores de texto e réguas de cálculo às calculadoras. Nenhuma dessas mudanças se deram da noite para o dia e todas as antigas tecnologias mantiveram um nicho, no entanto diminuindo. Tecnologia em nuvem é uma mudança de paradigma que está absorvando muitas cargas de trabalho que costumavam ser executadas em um centro de dados tradicional. Desnecessário dizer que isso é perturbador para muitas pessoas que agora devem renovar suas habilidades ou o risco de se tornar obsoleto. Os departamentos de TI já não podem dizer à empresa que suas demandas são muito complexas ou muito caras, a nuvem mudou as regras.

Você guarda dinheiro debaixo de um colchão ou em um banco? Você guarda diamantes em casa ou em um cofre? Você armazena dados em seu data center ou na nuvem?

Os executivos de TI de hoje são confrontados com um explosivo volumes de dados, rápida mudança de tecnologias, falta de habilidades, sistemas duplicados devido à aquisições e a necessidade de entregar mais valor aos seus negócios a um custo menor. Por mais que os medos de computação em nuvem seja compreensível, eles vão se dissipar enquanto a tecnologia amadurece.

O ritmo da mudança tecnológica está acelerando, então isso vai acontecer muito rapidamente. Aqueles que não se ajustarem a essa realidade em mudança serão deixados para trás.

 

Post originalmente publicado por Allan Tate

Leave a Reply