+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

Como as soluções em cloud estão mudando os conceitos de TI

25 out 2018

Como as soluções em cloud estão mudando os conceitos de TI

/
Posted By
/
Comments0
/
Tags,

Você já pensou algum dia ter um pequeno Data Center em casa? Ou por acaso, trabalha em alguma empresa que tenha um Data Center, mesmo que pequeno com apenas um Rack e alguns servidores? Bom, aproveite, pois é possível que eles não existam mais daqui a alguns anos.

Se parou por aqui, é por que está querendo saber um pouco mais de Cloud e de AWS, e conhecendo AWS e o movimento que tem acontecido, preciso dizer que esta é uma área da TI que não é moda há algum tempo. Realmente iremos todos usar a computação na nuvem, ou melhor, muito além disso, como a Amazon já diz, diversos serviços em nuvem.

A Amazon Web Services, ou somente AWS é o conjunto de serviços prestados pela gigante Amazon, e que tem inovado no mercado de Cloud, com lançamentos constantes de novos serviços, além de atualização praticamente diária de todos os serviços que ela oferece.

Os profissionais que possuem as certificações AWS também são muito valorizados no mercado internacional, e essa demanda também só deve crescer no mercado brasileiro. Para que você possa ter uma pequena idéia, o banco Inter, um banco 100% digital, atingiu recentemente 1 milhão de contas abertas em tempo recorde e segundo o próprio CEO, provavelmente o primeiro banco do mundo a atingir esta marca em tão pouco tempo. Com exceção das máquinas dos funcionários, 100% do Data Center do banco está na AWS. Um banco com todos os serviços de qualquer banco grande, com 100% dos servidores na nuvem! Isto é muito incrível.

Alguns players nacionais como Tivit por exemplo, também tem perdido espaço para a Amazon, e isso se deve a capacidade de estar a frente sempre. E isso acende aquela luzinha de ter que aprender AWS, independente de qual área você atua dentro da TI.

A primeira coisa que você deve fazer é criar sua conta na AWS. Todas as contas novas possuem direito ao Free Tier por 12 meses, ou seja, você não irá pagar por uma boa parte do que usar. Depois destes 12 meses, alguns serviços continuam gratuitos, e outros passam a ser cobrados na integralidade.

Criada a sua conta, é hora de conhecer alguns serviços básicos e praticar. Para isso, preparamos um e-book que cobre três serviços fundamentais, o EC2 onde você aprende a criar e acessar máquinas virtuais, o S3, uma serviço de armazenamento, e o Route 53, um serviço que abrange algumas configurações de roteamento e serviços de nome (DNS).

Além destes 3 serviços, a AWS oferece muito, mas muito mais serviços, seja para área de desenvolvimento, para área de mobile, área de Data Science, área de Inteligência Artifical, área de Banco de Dados, área de Segurança, e muitos outros, e cada um com uma infinidade de recursos contratados com poucos cliques, preços super acessíveis, e sem fidelidade, cancele quando quiser.

Nos próximos posts sobre AWS, iremos falar de outros serviços interessantes da AWS. Além dos posts e e-book, não deixe de conferir nossos treinamentos, que são outra excelente fonte de entender e se aprofundar na AWS.

 

Leave a Reply