+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

7 dez 2011

Instalando fix pack no WAS 8

//
Comments0

Já comentamos em outros posts as mudanças que ocorreram na forma de instalar o WebSphere Application Server v8. A mudança trouxe muitos benefícios principalmente para a administração dos servidores e controle de instalação e atualização. E é sobre atualização que iremos falar neste post. Nas versões anteriores, 5, 6, 6.1, a forma de instalação de fix pack e ifix eram realizadas através do UpdateInstaller. Nada contra o UpdateInstaller, pelo contrário, sempre funcionou muito bem. Mas convenhamos que ele não era nada prático. 
Com a chegada do Installation Manager, as coisas mudaram. Agora, podemos ter um local único, centralizado que contém todos os pacotes de atualizações e discos de instalação. O controle e a administração de versões ficou simplificada gerando mais segurança ao profissional. É possível fazer a pesquisa de updates na internet dos servidores cadastrados no Installation Manager, ou até mesmo utilizar o Passport para baixar produtos. Para obter maiores informações sobre CIM e Installarion manager, consulte os posts abaixo. 

Lançamento WebSphere Application Server 8 no Brasil
Instalando o WebSphere Application Server v8 no modo Silent.
Configurando o CIM no WebSphere Application Server v8

Existem duas formas de obter os pacotes de instalação. Uma é através do próprio Installation manager. Você deve configurar o servidor de proxy pela própria ferramenta e iniciar o processo de busca de atualizações. Caso o servidor tenha acesso direto a internet, não existe a necessidade de configurar o proxy.
A segunda forma é fazer o download manualmente através dos canais que a IBM fornece. No caso deste post,  os pacotes baixados foram para WebSphere Application Server v8 FP1.

Download fix pack 1 WAS8

1 – Copiar os discos para o servidor de Installation Manager.
2 – Descompactar os discos no diretório. Baixar o servidor.
3 – Iniciar o Installation Manager /opt/IBM/InstallationManager/eclipse/IBMIM
4 – Adicionar o diretório onde se encontra os pacotes de atualização. Selecione o arquivo repository.config

5 – Clique em Update.

6 – Será realizada uma pesquisa no servidor e após esta pesquisa, será informado qual é o update necessário para o servidor. Neste caso, o update será realizado em um servidor Deployment Manager.

7 – Aceite os termos de licença e clique em Next.

8 – Em Features, serão exibidos os pacotes que irão sofrer atualização.

9 – Clique em Update para iniciar o processo de instalação. Isso pode levar alguns minutos dependendo do desempenho do servidor.

10 – Após o término da instalação, clique em View Log File para verificar se nenhum problema ocorreu durante a instalação.

11 – Para verificar se o produto está com a nova instalação, navegue até was_root/bin. Digite ./versionInfo.sh.

Conslusão

Percebemos que a forma de atualização mudou e para melhor. Caso você tenha mais de um servidor a ser instalado, o processo é o mesmo. O fato de possuir pacotes centralizados e controle dos servidores, ajuda e muito a vida do administrador. O resultado é a diminuição de riscos, melhor controle contra falhas e visão macro do ambiente.

Leave a Reply