Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

9 nov 2009

7 passos para obter uma certificação em tecnologia

Hoje no mercado de trabalho, principalmente na área de TI, ter uma certificação significa dar um grande passo a uma promoção na atual empresa ou até mesmo ser o diferencial para obter uma vaga. Muitos profissionais estão se aperfeiçoando mais em tirar certificações do que ter um curso superior. Claro que ter uma cerificação é muito importante, porém um curso superior sem dúvida irá lhe fornecer melhores chances em grandes empresas onde o requisito mínimo é ter uma graduação assim como na IBM, Microsoft entre outras.

Atualmente existem muitas empresas especializadas em treinar o profissional e prepará-lo para a prova. Sem dúvida, o investimento é alto, se você tem condições de pagar pelo treinamento vale a pena pois o retorno é garantido. Profissional certificado tem bons olhos no mercado. Com uma certificação você está dizendo que: “Você possui qualificação técnica e teórica sobre o produto”. Além dos centros de treinamentos especializados em certificações, existem outros caminhos que muitos estão adotando como atalho para ter a tão sonhada certificação. Caso você não queira desembolsar 10, 15 mil reais em trenamento para tirar a certificação, estarei mostrando algumas dicas de baixo custo, porém, irá exigir mais da sua dedicação. Eu particularmente prefiro estudar por conta, mas apenas em produtos que eu já trabalho e tenho uma certa experiência. Para novos produtos, aconselho fazer um curso básico para se ter o conceito. O resto da pra levar por conta própria.

1 – Entre no site do produto desejado, pegue todas as informações necessárias para estudar. Ex: Livros, tópicos, aplicativos, tudo o que for necessário. Produtos como WebSphere Portal, Domino, Appication Server, IBM MQ, você pode encontrar quais tópicos e livros deve estudar em IBM Certify. Para produtos IBM os manuais e redbooks são gratuitos e on-line IBM.

2 – Estabeleça uma meta. Todos os dias de tal hora até tal hora. Você deve se dedicar pois não é fácil chegar do trabalho e ainda tirar duas a três horas de estudo. Caso você esteja fazendo faculdade ou qualquer outro curso a noite, tente chegar mais cedo na empresa e tire pelo menos 1 hora de estudo.

3 – Caso você não tenha experiência no produto, o ideal é você baixar o produto e começar a trabalhar nele. Os produtos da IBM possuem versões trial, você pode baixar direto do site e instalar no seu PC. Caso você precise de mais de um produto para estudar, Ex: Portal + Domino, faça o download da versão gratuita do VMWARE Server VMWARE. Instale o produto em uma VM e o outro em outra VM. Claro que neste caso, você vai precisar ter uma máquina boa, pois produtos IBM exigem bem de memória principal e processador.

4 – Se você vai de ônibus ou metro para o trabalho, ai está uma ótima hora para estudar. Coloque no celular ou no palm os redbooks do produto e estude a parte teórica. Se você vai de carro e pega aquele trânsito, faça o mesmo mas não com celular ou Palm pois você pode pegar uma multa. No caso, imprima as partes teóricas e estude quando o transito estiver parado. O bom disso é que você nem vai perceber o tempo de viajem e ainda vai ganhar conhecimento.

5 – Compre um simulado. Os simulados vão lhe ajudar a ter uma ótima visão da prova. Muitos deles são quase a prova, alguns garantem até 100%. Simulados são ótimos pois você conhece como funciona as pegadinhas das perguntas e irá ajudá-lo a ter um melhor rendimento e mais velocidade nas respostas. Lembre-se que as provas possuem tempo, por isso você deve estar muito bem preparado. Mas cuidado. Muitas pessoas utilizam apenas o simulados para passarem nas provas, e passam. Caso você tenha conhecimento e segurança no produto e você precisa de um certificado para se manter na empresa ou para conseguir um emprego, até vale a experiência, mas se você é daqueles que quer apenas ter um certificado na parde e não domina o produto, cuidado, você está cavando a sua própria cova. As empresas sabem quando o profissional sabe ou não sabe o produto. Quando se tem certificação, é mais fácil conseguir entrevistas, mas você pode ser desqualificado caso não consiga responder a questões básicas e não conseguir passar nos testes técnicos. Entrevistadores normalmente sabem distinguir se o candidato está falando ou não a verdade. O melhor é estudar e se garantir.

6 – Se já possui boa experiência do produto, acredito que em 30 dias já é possível marcar uma data para a prova, caso você não conheça o produto, o ideal seria estudar pelo menos dois a três meses pois muitas perguntas são relacionadas a situações de prática, por isso é muito importante praticar o produto. Para marcar as provas, basta entrar no site da Pearson vue. Para comprar a prova, você precisa se cadastrar e ter um cartão internacional pois é cobrado em dólar.

7 – O seu custo será o simulado e a prova. O simulado custa entre $80,00 a $100,00, já a prova é entre $100,00 a $300,00 dólares dependendo da prova. Sem dúvida é bem mais barato do que fazer o treinamento. O lado ruim é o tempo pois vai exigir mais dedicação da sua parte. Mas com certeza será gratificante.

1 Response

Deixe um comentário