+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

12 set 2011

Configurando o CIM no WebSphere Application Server v8

//
Comments0
O CIM (Centralized Installation Manager) surgiu na versão 6.1. Suas funcionalidades eram limitadas podendo apenas executar instalações remotas do WebSphere Virtual Enterprise, manutenções e WebSphere Application Server. Na versão 7, a situação foi a mesma, podendo instalar o WebSphere Application Server remotamente e instalações de manutenção.
A versão 8 chegou com boas novidades para o CIM, sendo;
  • Instalação do WebSphere Application Server
  • IBM HTTP Server
  • Application Clients
  • DMZ Secure Proxy Server
  • Web Server Plugin
  • WebSphere Customization Toolbox.

Todas as funcionalidades acima são implementadas via Job Manager através de um servidor Deployment Manager. Neste post, vou mostrar como configurar um servidor de CIM e a instalação remota do IM e um WebSphere Application Server.

Configurando o CIM

Requisito: É necessário que um servidor de Deployment Manager e Installation Manager esteja em funcionamento.

1 – Iniciar o IM. Para iniciar, navegue até o diretório /opt/IBM/InstallationManager/eclipse/
2 – Execute ./IBMIM
3 – Clique em File ->Preferences. Em seguida, clique em Add Repository e adicione o local onde se encontram os discos do WAS8.

Configurando HOSTS

1 – Inicie o servidor WebSphere Application Server Deployment Manager v8.
2 – Clique em Jobs -> Installation Manager installation kits. Clique em Add e adicione o pacote de instalação do IM CZM8XML.zip. Este pacote serve para a instalação do IM nos servidores remotos.

3 – Em Jobs, clique em Targets. Clique em New Host. Adicione os hosts remotos para instalação do WAS e do IM.

4 – A relação de servidores em targets ficará da seguinte forma.

Instalando o IM via Deployment Manager

1 – Clique em Jobs -> Submit.

2 – Selecione os servidores para intalação. Não existe a necessiade de informar o usuário e senha com permissão de instalação pois os mesmos já foram cadastrados anteriormente.

3 – Clique apenas em I accept the terms in the license agreements.

4 – No Step-4 mantenha as informações como estão e clique em Next.

5 – Verifique se as informações estão de acordo com o esperado. Clique em Finish para iniciar o processo de instalação. Esse processo demora alguns minutos. É possível acompanhar as etapas de instalação através de um gráfico que indica o sucesso, sucesso parcial, falha ou incompleto. Este gráfico faz parte das novidades do WAS8.

6 – Ao clicar em Jobs -> Target resources, é possível verificar um resumo das instalações e configurações que foram executadas via Job Manager.
Instalando o WebSphere Application Server via Job Manager
1 – Para instalar o WAS8 via Job Manager é necessário criar um arquivo de reponse file e copiá-lo para o repositório do IM. Para criar o arquivo de response, veja o post Instalando o WebSphere Application Server v8 no modo Silent.  Para iniciar a instalação, clique em Jobs -> Submit.
2 – Selecione Manage Offerings e clique em Next.
3 – Selecione os servidores e clique em Next.
4 – Informe o local do arquivo de response file.

5 – No Step 4, mantenha as informações e clique em Next.

6 – No Step 5, verifique se as informações estão corretas e clique em Finish.

7 – Verique o processo de instalação. Fique atento as informações. Este processo pode levar alguns minutos dependendo dos recursos de rede e infra-estrutura disponível.
8 – Após o término da instalação. Clique em Jobs -> Target resources. Verifique o histórico de instalações realizadas através do Job Manager.

Conclusão

Após ter essa primeira experiência com IM e CIM com WebSphere Application Server, confesso que estou satisfeito com os recursos e desempenho apresentado. A ferramenta de IM veio para ajudar na administração não apenas de manutenção, mas também apoiar o gerenciamento de servidores remotos e outros serviços como HTTP Server e DMZ Proxy Server. Sem dúvida ainda teremos alguns problemas e melhorias a surgir, mas é certo que estes serão corrigidos para melhor adapatar a necessidade do cliente. Recomendo fortemente o uso do IM e do CIM. Devemos utilizar todos os recursos inteligentes e que trazem benefícios. A IBM acertou mais uma vez.

Leave a Reply