Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

Computação em nuvem em ação

13 nov 2018

Computação em nuvem em ação

/
Postado por
/
Comments0
/

Algum dia você já teve que aprender alguma tecnologia ou usar um sistema operacional específico, como Windows 2016 ou Redhat 7 por exemplo, e não pode fazer isso seja por que não possuia a licença, seja por que não conseguiu as imagens corretas, seja por que iria demorar pelo menos dois dias e você não queria perder todo o seu final de semana, ou seja por qualquer outro motivo que tenha oferecido alguma dificuldade que te fez desistir? Se você sofre deste mal, quero dizer que você será curado agora.

A AWS tem o serviço EC2, que já possui diversas imagens de servidores para que você pode utilizar e fazer os seus laboratórios em poucos minutos, praticamente sem dor de cabeça. Digo praticamente por que apesar de estarmos falando de máquinas e servidores em nuvem, a forma de como utilizamos a AWS requer um aprendizado mínimo de alguns conceitos internos, então não basta simplesmente criar a conta e sair usando, por que além de você poder ser cobrado achando que está com a conta de 12 meses grátis, pode se frustar e achar que o serviço não é tão interessante assim.

Acontece que a AWS é a melhor Cloud do mercado, mais inovadora e a mais fácil de utilizar no conjunto geral. Um exemplo bem simples, em uma criação de VPN, criado os devidos componentes, a AWS oferece uma lista de scripts prontos que basta fazer o download e executar no appliance da empresa, não tem como errar. Isso é somente uma das diversas facilidades.

Com o serviço do EC2, você poderá criar máquinas virtuais nas diversas imagens disponíveis, adicionar um Load Balancer, adicionar monitoração e trabalhar com escalabilidade, criando novas instâncias em horário de pico, e desligando as instâncias quando houver pouco ou nenhum uso, economizando assim na conta do final do mês. Por falar em economia, algo muito legal das instâncias é que se elas estiverem desligadas, você será cobrado apenas pelo storage, que tem um preço bem baixo e é elegível no Free Tier.

Uma vez criada as máquinas, você pode criar imagens para um backup ou então para clonar a sua máquina, seja manualmente ou automaticamente quando utlizar o auto scaling. Configura a segurança de acesso criando ou não um IP público, portas que devem ou não ser liberadas através do Security Group, tudo isso sem precisar fazer nenhuma configuração na máquina.

Esses são somente alguns recursos, que você administra visualmente através da console da AWS ou então através do AWS Client, diretamente da sua máquina Windows, Linux ou Mac através de linhas de comando.

Quer saber mais? Dá uma conferida no nosso e-book de serviços fundamentais cobrindo EC2, S3 e Route 53, ou de um passo ainda maior em direção ao seu futuro e confira nossos treinamentos. Além disso, temos os posts que comentamos sobre o mundo AWS Cloud.

 

 

Deixe um comentário