fbpx
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

31 out 2011

A supported operating system was not detected

//
Comments0
Instalar produtos IBM em sistemas operacionais não suportados é comum e muitas vezes enfrentamos alguns problemas no processo de instalação como a mensagem “A supported operating system was not detected“. Mas e quando o sistema operacional é suportado e mesmo assim o processo de instalação é interrompido dizendo a mesma mensagem acima?
Esse problema costuma ocorrer em instalações 64bit. Muitas das distribuições de produtos da linha WebSphere são desenvolvidas tanto para 32bit quanto 64bit. Ou seja, um mesmo pacote contém as duas distribuições. Isso significa que um arquivo pode funcionar em ambas as distribuições. Até mesmo porque, é necessário instalar alguns pacotes de 32bit em sistemas operacionais de 64bit. O motivo é exatamente a dependência do pacote do produto necessitar de pacotes específicos de 32bit para funcionar.
Na maioria dos casos, é provável que você se depare com a seguinte mensagem:

CWUPI0036E: A supported operating system was not detected.* Support for your operating system might have been added after the release of the product. You can continue with the installation, but the installation might not succeed. See the WebSphere Application Server supported hardware and software Web pages at http://www.ibm.com/software/webservers/appserv/doc/latest/prereq.html for more information about supported operating systems.

Solução

1 – Descompacte o pacote de instalação.
2 – Navegue até /IL-1/linux/amd64/ifpackage/WAS/was.primary.pak

Nota: Este caminho é apenas um exemplo do pacote de instalação do WebSphere Application Server. Em outros produtos o pacote pode ser diferente.

3 – Faça um backup do arquivo maintenance.xml
4 – Neste arquivo, existem todas as informações dos sistemas operacionais suportados. O que normalmente ocorre, é que por ser um pacote para 32bit, não existe a informação de compatibilidade para 64bit.
5 – Procure pela distribuição desejada. Ex: Red Hat Enterprise Linux.
6 – Altere o valor (param name=”arch” value=”x86_64″) para (param name=”arch” value=”i686;x86_64″)
7 – Nesta alteração, o pacote está disponivel para 32 e 64.
8 – Salve o arquivo e inicie a instalação.

Leave a Reply