fbpx
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

10 set 2010

Qual distribuição Linux usar?

//
Comments0

Qual linux usar? Eu fiz a mesma pergunta a alguns anos atrás quando decidi substituir meu windows por uma distro de linux, não foi tão simples, mas hoje eu já tenho uma outra visão das distros existentes. Vou passar um pouco da minha experiência sobre esse assunto.

Avaliação

Antes de sair por ai baixando as várias distros de linux existentes, primeiro você deve fazer uma avaliação de quais são suas reais necessidades. O que realmente você espera de um linux?
Profissional ou pessoal? A maioria das distribuições possem, editores de texto, players de música, browser, editores gráficos, etc. Se você optar por uma distro para uso profissional como por exemplo, criar um servidor de dados, FTP, DNS, LDAP, etc, utilize as distros voltadas para server como, Centos, Debian, Ubuntu server e OpenSuser Server. Estas distribuições possuem pacotes específicos para este tipo de necessidade. Ser for para desktop, existem distribuições como o famoso Ubuntu, OpenSuse, Mandriva e Fedora. Para um iniciante, minha recomendação seria o Ubuntu para ambos. O Ubuntu de longe é o mais famoso e o que possui maiores recursos, facilidades e compatibilidade de hardware. Ele é simples de usar e fácil de se adaptar. Se você esta aprendendo ou vai iniciar sua aventura no Linux, recomendo não utilizar distribuições como Gentoo, Slackware e Arch Linux. Estas são distribuições para usuários mais avançados e não para iniciantes.

Hardware

Qual é o hardware que você pretende instalar seu Linux? Isso é muito importante pois algumas distribuições exigem um pouco mais de hardware do que outras. Caso seu hardware seja mais antigo, opte por distribuições como Xubuntu, Puppy linux que rodam muito bem em hardwares antigos. Se você possui um hardware atual, distribuições como Ubuntu, Fedora e OpenSuse serão bem vindas. Para netbook, existem versões como Ubuntu Netbook remix, EasyPeasy e até mesmo o OpenSuse que possui  uma opção gráfica com botões e desktop específicos para netbooks.

Documentação

Este é um passo importante. A documentação da distro que você escolher deve ser de qualidade, ter um bom conteúdo, boa didática. Portanto, é interessante antes dar uma olhada nos documentos de como instalar e configurar seu linux e se essa documentação atende as suas necessidades.

Teste antes de instalar

Isso mesmo, teste seu linux sem instalar. Acredito que você já ouviu falar do LiveCD e do LiveUSB.
Esta é a forma mais fácil e segura de testar sua distribuição.  Distros como Ubuntu, OpenSuse, Mandriva e Centos possuem o LiveCD. O bom do live é que você pode verificar a compatibilidade da distro com seu hardware. Teste e veja qual se adapta melhor a sua necessidade.

Aprendendo de verdade

Depois que você decidiu qual distro utilizar, um conselho, não utilize dual boot com outro sistema operacional. Qualquer dificuldade que você encontrar, irá direto para o Windows pois é mais simples e você sabe como resolver Agora, se você não tiver outra opção, sem dúvida irá pesquisar e tentar resolver seu problema. É assim que se aprende, fazendo e passando por um problema. Não se esqueça de documentar os problemas resolvidos, um dia você vai precisar e nada melhor do que ter em mãos o documento pronto para solução.

Distros compatíveis com produtos IBM

A maioria dos produtos IBM possem versões para Linux como WebSphere Portal, Application Server, Tivoli, DB2, Quicker, Domino, Sametime, etc.
As distros com suporte e compatíveis são:

  • Suse Enterprise Linux
  • RedHat

As duas distros acima possuem custos com suporte. Se você precisar atualizar o sistema ou instalar bibliotecas compatíveis com os produtos IBM, terá que pagar pelo suporte. Ambos são gratuítas para instalar e operar, porém existe este custo do suporte.

Você pode estar se perguntando, EU POSSO INSTALAR ESTES PRODUTOS EM OUTRA DISTRO?
A resposta é SIM. Todos os linux são iguais, o que muda é a versão do kernel e suas bibliotecas. Eu posso instalar um WebSphere portal em um Ubuntu, porém eu teria que encontrar a biblioteca compatível no Ubuntu que é exigida no RedHat.
As distribuições sem suporte compatíveis são: OpenSuse e Centos. O Linux Centos é um RadHat e possui as mesmas bibliotecas existentes no RedHat e o OpenSuse nem precisa de comentários, é a linha sem suporte da Novell que é compatível em bibliotecas com o Suse Enterprise Linux. Com estas distros, você pode atualizar e instalar bibliotecas gratuítamente.

Segue as distros mais populares


Ubuntu
Fedora
Mandriva
Debian
OpenSuse
Knoppix
RedHat
Yellow dog linux (Para MAC)
Centos

Conclusão

Sem dúvida você irá encontrar algumas dificuldades, mas isso é normal, linux é diferente do Windows, mas não significa que é mais difícil. É apenas uma questão de adaptação. O bom é que se você não se adaptar a alguma distro, existem muitas outras para escolhas. Boa sorte e divirta-se.

Leave a Reply