Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

4 abr 2011

Instalando o Lotus Quickr 8.5 for WebSphere Portal

/
Postado por
/
Comments1

O IBM Lotus Quickr 8.5 for WebSphere Portal é um produto novo e muito atrativo pelas suas funcionalidades adicionais comparado a versão anterior 8.1. Nesta nova versão, ele vem com WebSphere Portal e Application Server 6.1. As novidades não ficam apenas nos features mas também na parte técnica do produto como sua instalação e administração. Neste post vou explicar como instalar o novo Quickr 8.5 em um ambiente Linux.
A Instalação será executada em um ambiente Red Hat Enterprise Linux Server release 5.3 (Tikanga) 64bit.

Preparando o ambiente
Antes de iniciar a instalação do Lotus Quickr 8.5, primeiro instale as bibliotecas compat-libstdc++-33-3.2.3-61, libstdc++-4.1.2-44.el5
Configure o ulimit -n para 49999

Discos de instalação
Os discos utilizados são
IL-Setup, IL-1, IL-2, IL-3, IL-4, IL-5, IL-6, IL-7.
O modo de instalação será via console.
Para instalar, navegue até o diretório onde estão os discos de instalação.
Digite: ./install.sh -console

Nesta primeira tela, escolha o idioma a ser instalado. Aconselho instalar em inglês pois já me deparei com diversos problemas de tradução em outros idiomas incluindo o português.

Aceite os termos de licença digitando o número 1 e pressionando .

Aqui está a primeira mudança. Na versão 8.1 existiam três tipos instalação sendo Instalação Departamental/Expressa, Instalação do Advanced Single Server e Cluster. A instalação Departamental/Expressa é voltada para ambientes de homologação e desenvolvimento e possui funcionalidades limitadas, porém, também está pronta para ser utilizada em produção. A instalação Advanced Single Server já possui todos os pacotes necessários para um servidor funcionar em produção. E a Cluster, para fazer parte de um cluster ou ser o primeiro node de um cluster. Na versão 8.5 temos apenas dois tipos de instalação sendo “Single” e “Enterprise Cluster”. A Single segue a mesma ideia da instalação Advanced Single Server e Express da versão anterior sendo útil não apenas para ambientes de demonstração, homologação como também em ambientes singles de produção. Lembrando que a opção Single não dá suporte a cluster. A opção Cluster é voltada para criar um novo ambiente de cluster ou fazer parte de um. No nosso exemplo, vou manter a opção single.

Nesta versão 8.5, temos o suporte ao banco de dados Oracle. Bem diferente da versão anterior que além de não dar suporte a outro banco a não ser o DB2, limitava-se a sistemas operacionais de 32bit. Não é apenas o suporte ao Oracle que é novidade. No momento da instalação, você pode optar por utilizar o banco Oracle sem a necessidade de futuramente transferir o banco. Particularmente achei uma ótima sacada da IBM, mas ficou faltando suporte a SQL Server que pode ser um problema para empresas que o utilizam. Nesta instalação vou manter o DB2. Mesmo optando pelo DB2, é possível transferir a base para um oracle local ou remoto. Para maiores informações sobre este procedimento, veja Preparing an Oracle database for Lotus Quickr.

Escolha o diretório de instalação.

Informe o nome do Node e o Host. Normalmente ele pega estas informações do /etc/hosts, mas pode ser alterado. Lembre-se que é importante o servidor pertencer a um DNS. Se o seu caso é apenas ter uma instalação para desenvolvimento ou homologação, não esqueça de editar o /etc/hosts e informar o FQDN do servidor ex: quickr.dominio.com.br 192.168.0.3.

Informe o usuário. Normalmente já é preenchido com o usuário quikradm mas ele pode ser alterado por um de sua escolha.

Veja o resumo das configurações da instalação. Se tudo estiver de acordo, siga para o próximo passo.
Você pode acompanhar a instalação em /tmp/wpinstalllog.txt
Agora é esperar o término da instalação.

Sinceramente, eu não entendo as economias da IBM quanto a suporte a produtos. Na versão anterior 8.1 tinha apenas suporte para DB2. Eu me pergunto o motivo de ter apenas o DB2 sedo que a base é portal 6.0 e ele dá suporte a bancos como Oracle e SQL Server. Agora a nova versão 8.5 tendo como framework portal 6.1 vem com suporte a Oracle e porque não para SQL? Não sou fã de SQL, mas eu não entendo esse tipo de estratégia. Será que na versão 8.6 terá esse suporte? Não sabemos, só nos resta esperar. Tendo ou não suporte, o produto vem surpreendendo tendo melhor desempenho pois suporta sistemas operacionais de 64bit e ótimas funcionalidades para gerenciamento de documento, wikis e blogs.

1 Response

Deixe um comentário