Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

4 jan 2012

Configurando a CUR no WebSphere Application Server v8 e v7

/
Postado por
/
Comments0
No post anterior, falamos a respeito das configurações da CUR (Custom User Registry) em um ambiente WebSphere Portal. A configuração da CUR para WebSphere Application server é um pouco diferente. Isso deve-se pois o WebSphere Portal possui scripts pré configurados que auxiliam na configuração como o ConfigEngine. No caso do WebSphere Application Server, podemos efetuar as configurações de duas formas. Sendo por wsadmin (jacl ou jython) ou manualmente. Em qualquer um dos dois casos o resultado é o mesmo. Porém, neste post vou mostrar como configurar a CUR em modo Federado manualmente. Entendo que essa forma é mais didática onde podemos compreender cada passo e seu objetivo.

Preparando o ambiente

Nota: Estes procedimentos devem ser executados em um ambiente WebSphere Application Server Deployment Manager ou Application Server. Entende-se que o mesmo já esteja em funcionamento. Caso o ambiente ainda não exista, siga os procedimentos de configuração Instalando o WebSphere Application Server v8 no modo Silent.

Configuração da CUR

1 – Fazer o backup dos arquivos security.xml e wimconfig.xml.
2 – Editar o arquivo wimconfig.xml
3 – Abaixo da tag config:supportedEntityTypes inserir o código abaixo.




4 – Abaixo da tag 

Inserir o código

5 – Salve o arquivo wimconfig.xml.


6 – Inciar o servidor WAS e acesse a console administrativa http://servidor.com.br:9060/ibm/console

7 – Clique em Security > Global Security. Em Available realm definitions, selecione Federated repository e clique em Configure.

8 – Em Primary administrative user name, inserir “uid=wpsadmin,o=default organization”

Manter Automatically generated server identity e selecionar Ignore case for authorization.

10 – Clique em Apply e OK para salvar as alterações.

11 – Em Available realm definitions, clique em “Set as current” e salva as alterações.
Em Global Security, selecione “Enable Administrative Security” e “Enable Application Security” e salve as alterações.

12 – Clique em “Users and Groups > Administrative user roles

Clique em Add e adicione o usuário uid=wpsadmin,o=default organization com a role Administrator. Este deve ser o usuário administrador do repositório de usuários pertencente a CUR.
13 – Reinicie o servidor. Acesse a console administrativa e faça login com algum usuário pertencente ao novo reposítório. 
14 – Se o acesso funcionar com sucesso o próximo passo é excluir o default repositório. Para isso, clique em Security > Global Security. Em Available realm definitions, selecione Federated repository e clique em Configure.

15 – Selecione o=defaultWIMFileBasedRealm e clique em excluir.

Conclusão

Todo o procedimento executado é exatamente o que ocorre quando o processo é feito através de script. Pode parecer um pouco trabalhoso, porém, o resultado é o mesmo. Em alguns casos, a forma manual é uma necessidade dependendo do ambiente e sua situação. De qualquer maneira, a ferramenta WebSphere mostra-se mais uma vez robusta e flexível dando ao administrador ferramentas para um bom trabalho.

Deixe um comentário