Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
+55 (11) 4506-3239
academy@glsolutions.com.br

Amazon AWS: Qual certificação é correta pra você?

5 mar 2019

Amazon AWS: Qual certificação é correta pra você?

À medida que empresas globais como Airbnb e McDonald’s migram para a nuvem AWS ou simplesmente começam a criar novos aplicativos nativos da nuvem, é cada vez mais importante que seus arquitetos, desenvolvedores e operadores de sistema (entre muitas outras equipes) se tornem proficientes em implantação e gerenciamento de seus sistemas operacionais, serviços, recursos e aplicativos na nuvem.

É por isso que, se você procura um novo cargo de TI ou uma nova função na sua organização atual, ou simplesmente quer continuar crescendo em sua posição atual, ter uma certificação da AWS pode ser um recurso importante para sua carreira. Tornar-se um AWS Certified Cloud Practitioner ou um AWS Certified DevOps Engineer AWS deixa claro para todos que você realmente possui conhecimento necessário para atuar nesta nova modalidade em nuvem. De fato, de acordo com um relatório recente patrocinado pela Global Knowledge diz que:

salário médio de um profissional de TI certificado pela AWS é de cerca de US $ 114.000 (ano) – a 5ª certificação com pagamento mais alto nos Estados Unidos e no Canadá”.

Então, não tem certeza de qual exame fazer? Não se preocupe, esta visão geral de todos os nove exames disponíveis no momento, também inclui minhas recomendações para um plano de certificação que irá ajudar você em sua nova jornada na nuvem.

AWS Certified Cloud Practitioner

Este é o exame básico que abrange os princípios centrais da plataforma de nuvem da AWS. O exame aborda os serviços essenciais, recursos e casos de uso da AWS. Você precisará responder perguntas sobre o modelo de segurança e compliance da AWS e também precisará demonstrar um conhecimento prático de como funciona o faturamento, o suporte e o preço. Provavelmente, você também pode se deparar com perguntas sobre a implantação de recursos e serviços na nuvem da AWS.

Pré-requisitos: A Amazon recomenda que você leve seis meses de experiência da AWS para este exame, mas essa experiência pode estar em qualquer capacidade, incluindo funções técnicas e não técnicas (por exemplo, vendas, gerenciamento, finanças). O exame AWS Certified Cloud Practitioner é perfeito para pessoas que desejam uma certificação que cubra um conhecimento geral da plataforma da AWS.

AWS Certified Solutions Architect—associate

Se você quer provar que sabe como construir e implantar sistemas na nuvem da AWS, este é o exame certo para começar. No exame do AWS Certified Solutions Architect—associate, você será questionado sobre soluções baseadas em nuvem para implantações que seguem requisitos rigorosos e são solicitadas para demonstrar um conhecimento das práticas recomendadas de arquitetura. Para passar, você precisará ter muita experiência na implantação, configuração e gerenciamento de serviços de computação, rede, armazenamento e banco de dados na AWS. Um conhecimento prático das políticas de segurança e conformidade também é essencial.

Pré-requisitos: A AWS recomenda que você tenha gasto pelo menos um ano implantando sistemas distribuídos, em grande escala, usando os serviços em nuvem da AWS.

AWS Certified Solutions Architect—professional

Neste exame, você precisará mostrar que não apenas sabe como criar e implantar sistemas distribuídos na nuvem da AWS até as especificações, mas também como entender como implantá-los em escala com tolerância a falhas e alta disponibilidade. Para obter a certificação, você também precisará demonstrar compreensão de como migrar aplicativos multicamadas para a nuvem da AWS e criar soluções em nuvem de escala empresarial com recursos da AWS, tudo isso gerenciando seu gasto na nuvem.

Pré-requisitos: Você deve possuir a certificação AWS Certified Solutions Architect—associate para fazer este exame. A AWS também recomenda enfaticamente mais de dois anos de experiência na implantação de sistemas distribuídos, em grande escala, usando serviços em nuvem da AWS com base em requisitos de design e práticas recomendadas.

AWS Certified Developer—associate

Este é o exame para desenvolvedores que desejam demonstrar sua capacidade de desenvolver aplicativos nativos para a nuvem da AWS. Neste exame, você precisará mostrar que entende o SDK da AWS e como você pode usá-lo para interagir e otimizar os serviços da AWS que você criou em um aplicativo. A aprovação nesse exame também demonstra que você tem um entendimento funcional da segurança em nível de código, incluindo estratégias de criação de credenciais e criptografia.

Pré-requisitos: A AWS exige que você tenha pelo menos um ano de experiência na manutenção de aplicativos na nuvem da AWS para fazer este exame. Você também deve entender os principais serviços, princípios e práticas recomendadas associados aos serviços na plataforma AWS e ter alguma experiência na criação de aplicativos para ferramentas como o Amazon DynamoDB, o AWS Elastic Beanstalk e o AWS CloudFormation (entre outros).

AWS Certified DevOps Engineer—professional

A certificação DevOps Engineer tem como objetivo testar o que você sabe sobre o gerenciamento de aplicativos distribuídos na nuvem da AWS, desde o provisionamento do aplicativo até o gerenciamento operacional completo. Como em qualquer bom exame de DevOps, você pode esperar por questões sobre metodologias de integração contínua e entrega contínua (CI / CD) e melhores práticas de automação, incluindo as melhores práticas para automatizar as verificações de segurança e conformidade. Você também precisará mostrar um conhecimento prático das práticas de monitoramento e registro, pois elas pertencem à plataforma da AWS.

Este é o certificado ideal para profissionais Developer e Operations tracks

Pré-requisitos: Você deve ter um certificado AWS Certified Developer—associate or AWS Certified SysOps Administrator—associate para fazer este exame. Você precisará de pelo menos dois anos de experiência em entrega de aplicativos ou gerenciar implantações de nuvem da AWS e alguma experiência com práticas recomendadas de automação, incluindo scripts ou outras programações.

AWS Certified SysOps Administrator—associate

Este exame foi desenvolvido para certificar sua capacidade de implantar, gerenciar e operar recursos do sistema na nuvem da AWS. Você deve ter uma compreensão firme do que é necessário para gerenciar esses sistemas, tanto para tolerância a falhas quanto para alta disponibilidade. Você também deve ser capaz de combinar a implantação de recursos aos requisitos e considerar as necessidades operacionais, como segurança e controle de custos.

Pré-requisitos: Você precisará de pelo menos um ano de experiência no gerenciamento de aplicativos nativos da AWS. Você também precisará de alguma experiência para reunir requisitos e seguir as práticas recomendadas da AWS para implantações e gerenciamento do ciclo de vida do projeto.

AWS Certified Big Data—speciality

Este exame mostra que você sabe como usar vários serviços da AWS para aproveitar ao máximo sua análise de dados. Você precisará mostrar que pode usar ferramentas para automatizar a análise de dados.

Pré-requisitos: Você deve possuir um certificado AWS Certified Cloud Practitioner ou qualquer um dos certificados associados. A AWS também recomenda cinco anos de experiência em análise de dados e um conhecimento funcional do Big Data da AWS, incluindo como processar, armazenar e visualizar dados.

AWS Certified Advanced Networking—specialty

Se você estiver em redes complexas, especialmente em redes que abrangem sistemas escaláveis da AWS, esse exame provavelmente é para você. Este exame solicitará que você mostre que pode gerenciar uma arquitetura de rede para qualquer serviço na plataforma da AWS e que pode automatizar suas tarefas de rede.

Pré-requisitos: Você deve possuir um certificado AWS Certified Cloud Practitioner ou qualquer um dos certificados associados. A AWS também recomenda cinco anos de experiência no gerenciamento de redes e uma sólida compreensão dos conceitos de rede e das melhores práticas relacionadas à plataforma da AWS.

AWS Certified Security—specialty

Este exame é sobre métodos avançados para proteger a plataforma. Os candidatos para esse certificado devem ser experientes especialistas em segurança de TI que possam demonstrar um entendimento de proteção de dados e criptografia para a AWS e as ferramentas da AWS para ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Basicamente, você deve conseguir proteger um ambiente de produção da AWS.

Pré-requisitos: Você deve possuir um certificado AWS Certified Cloud Practitioner ou qualquer um dos certificados associados. A AWS também recomenda cinco anos de experiência na proteção de ambientes da AWS.

Criando seu plano de certificação da AWS

A Global Academy sendo especializada em soluções AWS preparou um passo a passo para ajudar você em sua jornada de certificações Amazon AWS. Entendemos que a sequência a seguir é o caminho mais eficiente para conquistar as certificações da AWS e turbinar uma carreira na nuvem:

  1. AWS Certified Solutions Architect—associate
  2. AWS Certified Developer—associate
  3. AWS Certified SysOps Administrator—associate
  4. Certificações speciality
  5. AWS Certified DevOps Engineer—professional
  6. AWS Certified Solutions Architect—professional

Fique atendo que este roteiro não inclui o exame AWS Certified Cloud Practitioner, uma vez que este não é um exame extremamente técnico e, essencialmente, abrange apenas uma compreensão básica da plataforma da AWS. Recomendamos que profissionais com funções técnicas, iniciem sua jornada com o AWS Certified Solutions Architect – associe e então sigam o roteiro acima..

Também encorajamos que vocês possam praticar por alguns meses, antes de iniciar o processo de certificação. Os exames demandam muito tempo e esforço para se preparar. Provavelmente você precisará descansar e se recuperar do estresse antes de se concentrar no próximo exame.

E o mais difícil está por vir

A AWS está em um estágio de crescimento excepcional e suas certificações estão evoluindo continuamente para acompanhar as mudanças e adições nos serviços das empresas. As questões de certificação provavelmente se tornarão mais desafiadoras ao longo do tempo, por isso, não perca tempo e inicie logo a sua jornada em Amazon AWS.

 

Texto original publicado por: Kevin Downs • Software Engineering

Deixe um comentário