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14 set 2011

Administrando profiles com Job Manager

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Existem três formas de administrar profiles no WebSphere Application Sevrer, são elas:

  • Linha de comando ./manageprofiles.sh
  • Interface gráfica ./pmt.sh que agora na versão 8 vem como WebShere Customization Toolbox.
  • E via Job Manager onde a profile é criada através de um servidor de Deployment Manager ou Job Manager.

Nota: Tanto o servidor Deplymente Manager e Job Manager possuem a função de Job Manager. Você pode utilizar qualquer um dos dois servidores para administração de Jobs.

Todas estas opções são eficientes. Porém, imagine que você precise criar diversas profiles em servidores remotos? Ok pode-se criar um script, utilizar a cron (Linux) ou o task manager (Windows) para rodar o script nos servidores em um determinado tempo. Mesmo com todos estes recursos, e não estou dizendo que não são viáveis, pois são, exige-se tempo para criar todo esse processo e testá-lo antes de entrar em ação.
Na versão 8 do WebSphere Application Server as profiles podem ser administradas de forma simples e rápida. É possível agendar quando a tarefa irá iniciar seu tempo e data. Acompanhar o processo de instalação ou configuração em tempo real. Verificar logs rapidamente em caso de problemas. Consultar histórico das tarefas realizadas nos servidores. Tudo através da console administrativa.
No exemplo a seguir, vou mostrar como criar uma profile utilizando o Job Manager.
Criando uma profile através do Job Manager
1 – Para criar uma profile via Job manager, primeiro é necessário cadastrar os servidores em Targets. Para saber como proceder com o cadastro de servidores no Job Manager, consulte o post Configurando CIM no WebSphere
2 – Crie um arquivo de template da profile. Este arquivo de template é simples e utiliza as mesmas opções do ./manageprofiles.sh como create “para criar uma profile”.
Exemplo de template “Template_Default_profile2.txt”:
create
profileName=AppServer1
profilePath=/opt/IBM/WebSphere/AppServer/profiles/AppServer1
templatePath=/opt/IBM/WebSphere/AppServer/profileTemplates/default/
3 – Copie e cole o exemplo acima em um arquivo txt, exemplo “Template_Default_profile2.txt”. Salve este arquivo no servidor de Jobs Manager.
4 – Na console administrativa do Job Manager, clique em Jobs -> Submit. Selecione Manage Profiles.
5 – Selecione o servidor desejado.
6 – Em “WebSphere Application Server home” informe o diretório root de instalação do WAS do servidor de destino Ex: /opt/IBM/WebSphere/AppServer. Em “Response file location”, informe o local e o arquivo de template Ex; /opt/setupWAS8/Template_Default_profile2.txt
7 – Em Schedule the job, você pode configurar uma série de opções como agendar o dia e a hora em que o job irá iniciar. Quantas vezes deve ser repetida a ação. Neste exemplo, vamos manter como padrão e clicar em Next e logo após em Finish.
8 – Acompanhe o gráfico de progresso. Espere finalizar a instalação.

9 – Em Target resource é possível verificar todo o histórico de tarefas do Job Manager.
Nota: Na criação do arquivo txt de template, é possível utilizar todos os recursos do ./manageprofiles.sh. O job manager na realidade utiliza o próprio mecanismo do ./manageprofiles.sh.
      create
      augment
      delete
      unaugment
      unaugmentAll
      deleteAll
      listProfiles
      listAugments
      backupProfile
      restoreProfile
      getName
      getPath
      validateRegistry
      validateAndUpdateRegistry
      getDefaultName
      setDefaultName
      response
Utilizar o Job Manager para realizar tarefas como gerenciar profiles, é uma ótima opção. Além de ser simples, o gerenciamento e controle das tarefas são mais visíveis gerando melhor controle.