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5 dicas essenciais para o sucesso nos projetos de TI

3 dez 2018

5 dicas essenciais para o sucesso nos projetos de TI

Para o sucesso de um projeto, antes de tudo deve-se ter todos os pontos determinados a analisados. O gerente de projetos possui o papel mais importante no sucesso, pois é ele quem está diretamente integrado e por dentro de todos os processos e ainda possui papel importante na analise, delegação de tarefas e na tomada de decisões desde o início do projeto. É uma extrema responsabilidade estar responsável por este papel dentro de um projeto, seja ele pequeno, médio ou grande.

Ter um escopo bem definido, seguir o cronograma, utilizar corretamente uma metodologia é o princípio básico para que o projeto ande de acordo com o esperado. Pesquisas mostram que a taxa de sucesso dos projetos parece ser menor do que nunca, de acordo com o relatório de abril do “The Standish Group”, diz que 44% dos projetos possuem atraso. Atrasar um projeto não é nada bom para as duas partes, tanto para a contratada quanto para a contratante. Ambos saem perdendo com tempo, dinheiro e desgaste.

Por se tratar de um assunto polêmico, saiu na revista “Certificação número 3”,  www.revistacertificacao.com.br, 5 dicas para o sucesso nos projetos de TI. As dicas são básicas, mas se forem exercidas, sem dúvida a probabilidade de um projeto ter sucesso é bem grande ainda mais quando se trata de projetos baseados em grandes números de servidores de aplicação, portais corporativos, clusters e aplicações personalizadas.

1. Certifique-se de que o escopo do projeto seja justificado e suportado

Antes do início de qualquer projeto, é preciso ter evidências para comprovar que o projeto terá ou promoverá valor. Depois que isso for estabelecido, um “projeto vencedor”deve ser atribuído para garantir que o projeto seja justificado e gerenciado durante o seu ciclo de vida. Além disso, é preciso garantir que o projeto receba o suporte pela empresa antes de formar a equipe que trabalhará nele. Mesmo em empresas menores, a criação de uma conscientização e do comprometimento em todos os setores antes do início do projeto ajuda a evitar a disputa interna quanto aos recursos, às prioridades e aos comprimentos.

2. Escolha as pessoas certas para a equipe

Ao selecionar os membros da equipe, escolha-os com foco em suas habilidades para um projeto em particular. Tente unir diferentes conjuntos de habilidades, de forma que, juntas elas representam tudo o que você precisa para a conclusão do projeto. Na primeira reunião com a equipe, deixe claro a todos quais são duas funções e responsabilidades e delegue as tarefas conforme apropriado.

3. Planejamento é a chave para todos os projetos bem-sucedidos

Isso já foi dito tantas vezes que já quase perdeu o significado, mas a verdade é que um planejamento abrangente de projeto é absolutamente crucial para o sucesso, mesmo para projetos com cronogramas muito restritos. Saiba quais são os resultados  de que você realmente precisa e dê prioridades a elas. Assim, você manterá a equipe firmemente focada em questões específicas – determine “o que deve ser alcançado”em períodos curtos (por exemplo, de um a três meses) e as metas de longo prazo (por exemplo, de um a três anos).

4. Continue comunicando e colaborando

A comunicação continua entre os membros da equipe do projeto e as partes interessadas é vital para manter o projeto no caminho certo. Os membros da equipe deem realizar reuniões semanais para discutir os problemas e as possíveis soluções; se a equipe estiver separada em localidades diferentes, utilize ferramentas de colaboração para realizar reuniões e compartilhar informações. Utilize ferramentas de software de gerenciamento de projetos para manter os gerentes e os membros da equipe informados a respeito dos progressos e evitar problemas na comunicação.

5. Nunca deixe de aprender

Muitas vezes, o gerenciamento de projeto bem-sucedido pode basear-se em tentativas e erros. Por isso, mantenha o controle das suas melhores práticas internas para referências futuras. Realize “post-mortems” nos projetos para entender o que funcionou, o que deu errado e o quão bem sucedido o projeto foi com base nos indicadores internos.

O treinamento em gerenciamento de projetos também pode ajudar os membros da sua empresa a contribuírem para resultados mais bem-sucedidos do projeto.

 

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