fbpx
+55 (11) 4506-3239

10 dez 2018

5 argumentos importantes para a implantação de uma rede social corporativa em sua organização

As redes sociais corporativas são alternativas tecnológicas interessantes para gestores que desejam melhorar a comunicação interna e a produtividade dos colaboradores. Afinal, a ferramenta permite compartilhar arquivos, criar fóruns e grupos para reunir pessoas com interesses em comum. Se a sua empresa ainda está reticente em implantar um sistema desse tipo, você pode mostrar aos gestores alguns argumentos para justificar a implantação de rede social corporativa. Separamos cinco motivos para ajudá-lo nesse processo de convencimento:

1- Ajuda na busca de conhecimento

Vamos supor que a sua empresa precise de uma informação sobre gestão financeira. Você já pensou que alguém na sua equipe pode saber lhe informar a respeito do assunto? Com uma rede social corporativa, fica fácil ver os colegas que são especializados e sabem opinar a respeito de temas específicos. Dessa forma, você otimiza tempo, já que a busca por conhecimento externo é feita somente no momento necessário.

2- Motiva os funcionários

Nada é mais motivador que trabalhar num local em que os colegas de trabalho também podem se tornar amigos com interesses em comum e trocar ideias. Com uma rede social corporativa, você cria espaços virtuais de integração e diálogo entre as equipes. Com as pessoas mais unidas, aumenta o engajamento para desenvolver processos internos e buscar produtos novos, que são a chave para o crescimento tanto da empresa quanto dos profissionais.

3- Ajudam a escutar e entender seus funcionários

Gestores mais atentos à equipe têm mais sucesso em desenvolver processos. Para quaisquer dúvida ou uma simples orientação, o gestor estará mais próximo e interfere quando necessário. Por meio de ferramentas de análise de rede, você pode acompanhar as interações e ajudar sempre que for necessário.

4- Incentiva a inovação

Ao criar um espaço de troca de ideias, é possível fomentar ideias inovadoras na sua equipe. Dentro de uma rede social corporativa, os colaboradores e gestores podem discutir novos projetos, programas e produtos. Esse debate pode ser realizado de forma pública, para que todos participem, ou em grupos específicos: RH, desenvolvimento, financeiro etc.

5- Agiliza a comunicação

No lugar de fazer ligações ou mandar e-mails, sua empresa pode investir em meios de comunicação mais rápidos e eficazes. No caso das redes sociais corporativas, você pode trocar mensagens com os outros colaboradores, como se fosse um mensageiro instantâneo. Esse recurso ajuda você a economizar – afinal, não há gastos com telefone – e agiliza a comunicação interna.